Subscribe:

Pages

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

70 - Túmulo do Papa Pio XI



Curiosidade:

A relação com o governo fascista de Mussolini deteriorou-se drasticamente nos anos seguintes. Como consequência, Pio XI publicou a encíclica Non abbiamo bisogno (1931), escrita especificamente em língua italiana, em que critica o fascismo. A sua morte continua envolta em mistério, uma vez que Pio XI morreu pouco depois de ter criticado abertamente o regime fascista de Mussolini. (Wikipédia)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

62 - Foto do Cálice e Patena utilizados pelo Papa São Pio X

61 - Sédia Gestatória usada no pontificado do Papa Leão XIII


A Sédia Gestatória é uma cadeira ornada de Seda Vermelha e Ouro usada pelo Sumo Pontífice em Cerimônias Solenes como por exemplo a Sua Eleição. O ultimo Papa a usá-la foi o Papa João Paulo I, a princípio ele não queria, mas concordou em usá-la para que o povo o visse melhor.

(summuspontifex.blogspot.com)


Curiosidade:

É frequente referir-se ao Papa Leão XIII pelas suas doutrinas sociais e econômicas, nas quais ele argumentava a falha do capitalismo e do comunismo. Ficou famoso como o "papa das encíclicas sociais". A mais conhecida de todas nessas matérias, a Rerum Novarum, de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e trabalho, introduziu a ideia da subsidiariedade no pensamento social católico. Esta encíclica marcou o início da sistematização do pensamento social católico, chamado vulgarmente de Doutrina social da Igreja Católica e foi um contributo para o despertar de uma esquerda católica que se via no movimento do socialismo cristão. Este documento influenciou fortemente a criação do Corporativismo e da Democracia cristã.

60 - Papa São Pio X usando a Tiara Papal



59 - Papa São Pio X posando para foto (II) - (1903 ~ 1914)

58 - Papa São Pio X posando para foto (1903 ~ 1914)


Curiosidade:

O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo", expresso na sua encíclica E Supremi Apostolatus. Por esta razão, foi um defensor intransigente da ortodoxia doutrinária e governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado por ele como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia.

57 - Papa São Pio X em seu gabinete (1903 ~ 1914)


Curiosidade:

Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.

56 - Foto da Missa de Canonização do Papa São Pio X

(Corpo do Papa São Pio X presente em sua canonização)


Curiosidade:

No seu pontificado, Pio XII canonizou oito santos, incluindo o Papa Pio X, e beatificou cinco pessoas. Consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria em 1942.

55 - Monsenhor Giuseppe Melchiorre Sarto (futuro Papa São Pio X)


Curiosidade:

Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso. Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

54 - Festa da Cátedra de São Pedro (2012)


"Amados irmãos e irmãs, a nós, a cada cristão, está confiado o dom deste amor: um dom que deve ser oferecido com o testemunho da nossa vida. Esta é de modo particular a vossa missão, venerados Irmãos Cardeais: testemunhar a alegria do amor de Cristo. À Virgem Maria, presente na comunidade apostólica reunida em oração à espera do Espírito Santo (cf. Act 1, 14), confiamos agora o vosso novo serviço eclesial. Que Ela, Mãe do Verbo Encarnado, proteja o caminho da Igreja, sustente com a sua intercessão a obra dos Pastores e acolha sob o seu manto todo o Colégio Cardinalício. Amen!"


(Homilia do Papa Bento XVI na festa da Cátedra de São Pedro, 19 de fevereiro de 2012)

53 - Papa Pio XII apascentando as ovelhas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

52 - Papa Pio XII morto


Curiosidade:

Após sua morte, na residência papal de Castelgandolfo, em 9 de outubro de 1958, não foram tomados os devidos cuidados no embalsamamento de seu corpo. Riccardo Galeazzi-Lisi, que havia conquistado a confiança do Papa Pio com relação à sua saúde, acabou por utilizar um método de embalsamamento absolutamente inadequado, que incluía a aromatização do corpo. Tanto que, durante o velório, o processo de decomposição do cadáver acelerou-se a olhos vistos (inclusive com o desprendimento dos restos do nariz), e alguns dos membros da Guarda Suíça tiveram que se revezar a cada quinze minutos; do contrário, poderiam desmaiar devido ao péssimo odor.

Na noite de 12 de outubro, os restos de Pio XII foram removidos secretamente, para que o corpo santo do Papa finalmente recebesse um tratamento correto. E numa completa falta de consideração com o pontífice falecido, Riccardo Galeazzi-Lisi ainda tentou vender fotos da agonia e da morte do Papa Pio para a revista francesa Paris Match, que sensatamente recusou a proposta.

Evidentemente, o inusitado episódio causou enormes constrangimentos ao Vaticano, pelo que João XXIII tratou de expulsar Riccardo Galeazzi-Lisi, médico pessoal do Papa Pio e responsável pelo embalsamamento, tão logo venceu o conclave de 1958 e coroou-se sucessor de Pio XII.

51 - Papa Pio XII em seu leito de morte


Curiosidade:

Até mesmo em seu leito de morte, o Papa Pio XII teve ao seu lado a Madre Pasqualina, sua fiel secretária, que o acompanhou desde os tempos em que era Bispo da Santa Igreja.

50 - Papa Pio XII em gesto magno na Sede Gestatória

49 - Papa Pio XII dando bênção em enfermo

48 - Papa Pio XII com Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz


Papa Pio XII com Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz durante uma audiência na Cidade do Vaticano.

47 - Papa Paulo VI criando cardeal o até então Arcebispo Joseph Ratzinger (1977)

46 - Papa Pio XII no consistório de 1953

sábado, 18 de fevereiro de 2012

45 - Cardeal Eugenio Pacelli com sua capa magna


Curiosidades:

Por nove anos foi fiel e principal colaborador de Pio XI, numa época marcada pelo totalitarismo: os fascistas, nazistas e os comunistas soviéticos foram condenados, respectivamente, nas encíclicas Non abbiamo bisogno, Mit Brennender Sorge e Divini Redemptoris e pela encíclica Firmissimam constantiam criticou as sangrentas perseguições do laicismo maçônico contra os católicos do México.

44 - Fiel osculando o anel do até então Monsenhor (Bispo) Eugenio Pacelli

43 - Dia da ordenação sacerdotal de Monsenhor Guido Marini


Curiosidade:

Ele foi ordenado sacerdote no dia 4 de fevereiro de 1989 pelas mãos do Cardeal Giovanni Canestri. Atualmente, Monsenhor Guido Marini é o Mestre de Cerimônias Pontifício.

42 - Soldado agarrando sacerdote capelão


Soldado agarrado ao capelão Luis Padillo, que enfrenteu nas ruas, os franco-atiradores para oferecer os sacramentos aos moribundos. Venezuela, 1962.

41 - Padre Capelão diante de soldados na Guerra Civil Americana


40 - Cardeal Spellman dando a Santa Comunhão à soldados na II Grande Guerra


Curiosidade:

Francis Joseph Spellman nasceu em 4 de maio de 1889 e morreu em 2 de dezembro de 1967. Foi um cardeal da Santa Igreja Romana. Foi o sexto Arcebispo de Nova York de 1939 até 1967, tendo previamente servido como bispo a Arquidiocese de Boston (1932 - 1939). Foi criado cardeal em 1946.

39 - Pio XII em foto de perfil

38 - Papa Pio XII na sedia gestatória


Curiosidade:

Em 20 de outubro de 1939 publica a sua primeira encíclica: Summi Pontificatus, em que exprime a sua angústia pelo sofrimento que cai sobre os indivíduos, famílias e toda a sociedade. Diz que a "hora das trevas" caiu sobre a humanidade, convida a todos a orar "para que a tempestade se acalme e sejam banidos os espíritos de discórdia que levaram a tão sangrento conflito." Recorre com frequência ao meio radiofônico para promover as suas mensagens, o mais moderno de comunicação de massa na época, são perto de duzentas mensagens radiodifundidas e dirigidas ao mundo em várias línguas, além de seus escritos. (Wikipédia)

37 - Papa Pio XII discursando (1939 ~ 1958)

36 - Servo de Deus Papa Pio XII em oração (1939 ~ 1958)

35 - Ambrogio Damiano Achille Ratti (Futuro Papa Pio XI)

34 - Servo de Deus Papa Pio XII celebrando a Santa Missa


Curiosidade:

Em 2 de março de 1939, quando já se podia antever a nova conflagração mundial, no dia de seu 63.º aniversário, na terceira votação, Pacelli tornou-se o primeiro Secretário de Estado, desde o Papa Clemente IX em 1667, a ser eleito Papa; escolheu o nome de Pio XII, na continuidade do pontificado precedente, Pacelli foi ainda o primeiro Camerlengo desde Leão XIII em 1878, o primeiro membro da Cúria desde o Papa Gregório XVI (1831), e o primeiro romano desde o Papa Clemente X em 1670 a ser eleito papa.

33 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli no dia de sua ordenação sacerdotal (1899)


Curiosidade:

Eugenio Pacelli foi educado no Liceu Visconti, uma instituição pública. Em 1894 começou a estudar teologia na Universidade Gregoriana, como pensionista do Colégio Capranica. A partir de 1895 a 1896, faz um ano de filosofia na Universidade La Sapienza de Roma. Em 1899, ingressa no Instituto Apollinare da Pontifícia Universidade Lateranense, onde obteve três licenças, uma de teologia e outro em utroque jure (em "dois direitos", isto é, direito civil e direito canônico). No seminário, por motivos de saúde é autorizado a pernoitar na casa dos pais. Iniciou os seus trabalhos apostólicos na igreja de Santa Maria Vallicella integrando um grupo de jovens. Foi ordenado secerdote em 2 de abril de 1899 pelo bispo Monsenhor Francesco di Paola Cassetta, um amigo da família.

32 - Tiara Papal dada ao Papa João Paulo II

31 - Cartão postal do então Cardeal Eugenio Pacelli para o seu tio Ernesto Pacelli (1903)

30 - Papas João Paulo I, Paulo VI, João XXIII e Pio XII na Sede Gestatória


* Não consegui identificar os dois papas da primeira e segunda foto de baixo, deduzo que um deles seja João XXIII.

29 - Papa Pio XII e um de seus gestos teatrais


Curiosidade:

Nota-se nesta foto o Servo de Deus Pio XII usando a faixa na cintura ao estilo de São Pio X.
Papa Pio XII é notável por ser bastante teatral em seus gestos e atitudes diante das outras pessoas. Quão magno foi este papa!

28 - Servo de Deus Papa Pio XII (1939 ~1958)

Curiosidade:

Em 1965 o Papa Paulo VI deu início à causa da sua beatificação anunciando o fato durante o Concílio Vaticano II. No dia 8 de maio de 2007, a Congregação para a Causa dos Santos, à unanimidade, reconheceu que Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo a Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável, último estágio que antecede à declaração de beato. A Congregação revisou três mil páginas de documentos e testemunhos sobre a vida de Pio XII. Porém, em dezembro de 2007 o Papa Bento XVI determinou o estudo mais aprofundado de alguns documentos para o que criou uma comissão dentro da sua Secretaria de Estado, o que implica num retardamente na tramitação do processo.


27 - Cardeal Eugenio Pacelli (1936)


Curiosidade:

Em 1935 foi nomeado Cardeal Camerlengo. Promove, ainda, a celebração de concordatas com a Áustria (1933), Alemanha (1933), Iugoslávia (1935) e Portugal (Concordata entre a Santa Sé e Portugal, em 1940). Fez ainda visitas diplomáticas na Europa e América, incluindo uma longa visita aos Estados Unidos da América em 1936 onde se encontrou com Charles Coughlin e Franklin D. Roosevelt, que enviou interlocutores à Santa sé em dezembro de 1939 para restabelecer relações diplomáticas que haviam sido rompidas desde 1870 quando o papa havia perdido o poder temporal. Os tratados de Latrão de 1929 foram concluídos antes de Pacelli se tornar Secretário de Estado.

26 - Vestimentas do Papa Pio XII


Curiosidade:

Foi o único Papa do século XX a exercer o Magistério Extraordinário da Infalibilidade papal – invocado por Pio IX – quando definiu o dogma da Assunção de Maria em 1950 na sua encíclica Munificentissimus Deus. Ao todo criou 57 cardeais em dois consistórios.

25 - Consistório de 1998


Alguém adivinha quem está atrás do Cardeal Tettamanzi? (O da esquerda)

Dicas: Em 1 de outubro de 2007 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, em substituição ao arcebispo Piero Marini, agora nomeado presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. Segundo alguns vaticanistas a troca teria sido articulada entre o Papa e o Cardeal Tarcísio Bertone, para colocar no posto um clérigo mais afinado com linha litúrgica do papa atual.

24 - Papa Bento XVI cria 22 novos cardeais (2012)


Será que o nosso futuro Papa será um deles? No meio também há um brasileiro: Dom João Braz de Aviz.

23 - Papa Pio XI com sua Tiara Papal (1922 ~1939)




Curiosidade:

Pio XI criou várias dioceses, entre elas a Diocese de Santos em São Paulo; Diocese de Ponta Grossa, Diocese de Jacarezinho, Prelazia de Foz do Iguaçu e a Arquidiocese de Curitiba, todas elas no estado do Paraná, no Brasil. (Wikipédia)

22 - Tiara Papal do Beato Pio IX


Curiosidade:

O seu túmulo está na igreja de San Lorenzo fuori le mura. A sua controversa beatificação iniciou-se em 11 de Fevereiro de 1907 e foi relançada por três vezes antes de Pio IX ser declarado Venerável (6 de Julho de 1985). Ele foi finalmente beatificado em 3 de Setembro de 2000, juntamente com João XXIII, por João Paulo II. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 7 de fevereiro, data de seu falecimento. (Wikipédia)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

21 - Papa Pio XI em foto após a sua coroação (1922)



Curiosidade:

Publicou a encíclica Quas Primas que estabelece a festa de Cristo Rei. Em 1929, a Santa Sé assinou o Tratado de Latrão com o governo italiano de Mussolini. De acordo com o tratado, o Estado do Vaticano tem soberania plena sendo um enclave na cidade de Roma; em troca o Vaticano renuncia aos seus antigos territórios (Estados Papais). Resolvendo assim, a chamada "Questão Romana" que já havia sido, antes, objeto da encíclica Ubi arcano, na qual o papa dizia que "a Itália não tem e não terá o que temer da Santa Sé." (Wikipédia)