Subscribe:

Pages

sábado, 10 de setembro de 2011

14 - Papa Pio XII na sede gestatória (1950~1958 ?)

Clique aqui para ver a imagem em maior resolução (530x727)


A Sedia Gestatória (do latim sedes gestatoria; "cadeira para transporte", "liteira") é um trono portátil usado para se carregar os Papas. Muitas vezes fala-se em italiano: sedia gestatoria. Este trono consiste em uma cadeira de braços, ricamente adornada, coberta de seda vermelha e ornatos de ouro (as cores de Roma), com o brasão do papa reinante, apoiada num supedâneo, com dois anéis dourados de cada lado por onde passam duas varas.
Era carregada por doze homens (sediários ou palafreneiros, em italiano: sediari ou palafrenieri), que usavam opas e librés de brocados vermelhos. Dois grandes leques (flabelos) feitos com penas de avestruz eram carregados ao lado da sede gestatória, sendo estes leques já mencionados nas Constitutiones Apostolicae (VIII, 12).

Para além do Papa também o Patriarca de Lisboa tem o privilégio da Sedia Gestatória (privilégio único no mundo), a ser usada unicamente como Trono Pontifical. A Sedia Gestatória e os leques de avestruz outrora usados pelos Cardeais-Patriarcas de Lisboa podem ser actualmente observados no Museu do Cabido da Sé Catedral Metropolitana Patriarcal de Lisboa. O último Patriarca a usá-la foi o célebre Cardeal Cerejeira, que pontificou entre 1929 e 1971, em sinal de obrigação hierárquica visto que o Papa não usava a sua. (Fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário antes de ser aceito será avaliado.