Subscribe:

Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

01 - Coroação do Papa Pio XII (1939)



12 de março de 1939 (Roma, Cidade do Vaticano) - Papa Pio XII
Coroado pelo Cardeal Camillo Caccia-Dominioni, Protodiácono de S. Maria em Domnica.
Os papas Pio IX, Pio XII, João XXIII e Paulo VI foram coroados em público na sacada da basílica, em frente a multidões reunidas na Praça de São Pedro.

A coroação de Pio XII em 1939 foi a primeira coroação a ser filmada e ser transmitida diretamente pelo rádio. A cerimônia, que durou seis horas, reuniu diversos dignitários, que incluía o Príncipe do Piemonte Humberto II da Itália, os reis Fernando I da Bulgária e Afonso XIII de Espanha, o duque de Norfolk (que representou o rei George VI do Reino Unido) e os Taoiseach irlandês Éamon de Valera. (Fonte: Wikipedia)


Tradicionalmente, a palavra "tiara" refere-se a uma espécie de coroa, de forma alta, freqüentemente de forma cônica, afunilada para o lado do cimo, feita de tecido, couro ou metal e ricamente ornamentada. tiara papal(também conhecida como Tiara Tripla ouTriregnum) é uma tiara com três coroas, rematada por um globo encimado por uma cruz, usada pelo Papas como símbolo de sua autoridade e poder específicos e únicos É distinta da mitra , insígnia litúrgica própria dos bispos, portada igualmente pelos Papas.

Originalmente a tiara era uma cobertura cônica, de tecido bem engomado, forrada, sendo que no período gótico o cone de tecido foi substituído pelo de metal. A tiara, portanto, é uma cobertura de cabeça elevada, geralmente de prata, portando três coroas de ouro, terminada em ogiva , quase sempre, sobreposta por um globo e uma cruz. Atrás, como a mitra, há duas ínfulas, que são fitas franjadas caídas sobre a nuca, marcadas cada uma com uma cruz. A forma da tiara variou no decorrer dos séculos, apresentando-se mais ou menos bojuda, com ou sem globo e cruz, e também quanto à posição das ínfulas, mais ou menos centralizadas. (Fonte: catolicostradicionais.blogspot.com)


Vídeo da coroação do Papa Pio XII

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário antes de ser aceito será avaliado.